Página inicial > Últimas Notícias > 25 de julho: dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha.

25 de julho: dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha.

• Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 12h41

25 de julho foi instituído como o "Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe”, quando o mundo inteiro lembra e reivindica as lutas específicas dessas mulheres. O campus de Paragominas não deixará essa data passar despercebida e lembrará essa luta entre tantas contra as desigualdades sociais. No campus de Paragominas será promovido um evento com a seguinte programação:

8-10h: Mostra fotográfica com mulheres negras do campus,

Exposição de cartazes com mulheres negras na ciência e na luta ao longo da história,

Painel com dados de violência e desigualdade.

10h - 12h: Roda de conversa - “Gênero, Raça e Classe: interseccionalidade das lutas para mulheres negras”.

O objetivo do evento é conscientizar a comunidade da Ufra e do município de Paragominas sobre o lugar da mulher negra nos índices de desigualdade social e o quanto é preciso avançar em políticas para as pessoas desse  recorte interseccional.Como resultados, além de lembrar o dia 25 de julho como dia de luta contra as mazelas que recaem sobre as mulheres negras, também é esperado fomentar uma rede de diálogo entre mulheres da comunidade local nos debates sobre racismo e sexismo.

Organizado pela professora Flávia Marinho Lisbôa e alunos e alunas do curso de Zootecnia, todos (negros e não-negros) os professores e professoras, técnicos e técnicas, alunos e alunas, além da comunidade em geral do município de Paragominas, estão convidados para colaborar na roda de conversa e nos demais espaços do evento, sendo o mesmo uma iniciativa para livre participação da comunidade ufrariana.

Obs: Os participantes receberão certificado e as inscrições estão abertas via Sigaa pelo link - https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

Apoio: Nedam (Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia) e DCE-Campus Paragominas

WhatsApp Image 2019 07 22 at 20.45.48

Por Flávia Lisbôa

Originado em 1992 num encontro com o mesmo título, ocorrido na República Dominicana. No Brasil, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.987/2014 como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza foi rainha de um quilombo, o qual liderou por duas décadas em resistência à escravidão.

Desde a escravidão, a herança da violência física e simbólica se mantém incontestavelmente nos corpos dessas sujeitas, alvo do sexismo e racismo que as colocam na base piramidal da nossa sociedade, condição que fundamenta o que diz Angela Davis: “Quando as vidas das mulheres negras realmente tiverem importância, o mundo será transformado”.

Por isso, precisamos então do 25 de julho: porque 2/3 das mulheres assassinadas no Brasil são negras, porque 68% das mulheres no cárcere são negras, porque a variação de mulheres assassinadas foi de 60,5% para as negras enquanto a de não-negras foi de 1,7%, porque 66% das vítimas de violência obstétricas são negras e, como se não bastasse, ainda é a mulher negra a que mais paga imposto no país.

Não é difícil concordar com Davis... Propor políticas para a vida das mulheres negras é propor o atravessamento da pirâmide.

Discutimos essas questões hoje na Ufra, campus Paragominas, além de muitos relatos que materializam de perto esses dados.

Tudo isso foi possível pelo empenho dos alun@s de Zootecnia 2019 que se dedicaram à organização dessa manhã, do painel, do varal e dirigimos a gratidão a todos os presentes que tiraram um tempo para ouvir as mulheres negras.