Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 25 de julho: dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

25 de julho: dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha.

  • Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 12h41

    25 de julho foi instituído como o "Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe”, quando o mundo inteiro lembra e reivindica as lutas específicas dessas mulheres. O campus de Paragominas não deixará essa data passar despercebida e lembrará essa luta entre tantas contra as desigualdades sociais. No campus de Paragominas será promovido um evento com a seguinte programação:

8-10h: Mostra fotográfica com mulheres negras do campus,

Exposição de cartazes com mulheres negras na ciência e na luta ao longo da história,

Painel com dados de violência e desigualdade.

10h - 12h: Roda de conversa - “Gênero, Raça e Classe: interseccionalidade das lutas para mulheres negras”.

 

    O objetivo do evento é conscientizar a comunidade da Ufra e do município de Paragominas sobre o lugar da mulher negra nos índices de desigualdade social e o quanto é preciso avançar em políticas para as pessoas desse  recorte interseccional.Como resultados, além de lembrar o dia 25 de julho como dia de luta contra as mazelas que recaem sobre as mulheres negras, também é esperado fomentar uma rede de diálogo entre mulheres da comunidade local nos debates sobre racismo e sexismo.

 

    Organizado pela professora Flávia Marinho Lisbôa e alunos e alunas do curso de Zootecnia, todos (negros e não-negros) os professores e professoras, técnicos e técnicas, alunos e alunas, além da comunidade em geral do município de Paragominas, estão convidados para colaborar na roda de conversa e nos demais espaços do evento, sendo o mesmo uma iniciativa para livre participação da comunidade ufrariana.

 

Obs: Os participantes receberão certificado e as inscrições estão abertas via Sigaa pelo link - https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf

 

Apoio: Nedam (Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia) e DCE-Campus Paragominas

 

WhatsApp Image 2019 07 22 at 20.45.48

 

       Por Flávia Lisbôa

           Originado em 1992 num encontro com o mesmo título, ocorrido na República Dominicana. No Brasil, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.987/2014 como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza foi rainha de um quilombo, o qual liderou por duas décadas em resistência à escravidão.

          Desde a escravidão, a herança da violência física e simbólica se mantém incontestavelmente nos corpos dessas sujeitas, alvo do sexismo e racismo que as colocam na base piramidal da nossa sociedade, condição que fundamenta o que diz Angela Davis: “Quando as vidas das mulheres negras realmente tiverem importância, o mundo será transformado”.

         Por isso, precisamos então do 25 de julho: porque 2/3 das mulheres assassinadas no Brasil são negras, porque 68% das mulheres no cárcere são negras, porque a variação de mulheres assassinadas foi de 60,5% para as negras enquanto a de não-negras foi de 1,7%, porque 66% das vítimas de violência obstétricas são negras e, como se não bastasse, ainda é a mulher negra a que mais paga imposto no país.

          Não é difícil concordar com Davis... Propor políticas para a vida das mulheres negras é propor o atravessamento da pirâmide.

          Discutimos essas questões hoje na Ufra, campus Paragominas, além de muitos relatos que materializam de perto esses dados.

        Tudo isso foi possível pelo empenho dos alun@s de Zootecnia 2019 que se dedicaram à organização dessa manhã, do painel, do varal e dirigimos a gratidão a todos os presentes que tiraram um tempo para ouvir as mulheres negras.

 

                  IMG 0016                   

IMG 0020

                     IMG 0046                     

IMG 0070

IMG 0075

IMG 0095

IMG 0107

IMG 0126

IMG 0132

IMG 0152

IMG 0166

IMG 0178

IMG 0181

IMG 0207

IMG 0217

IMG 0229

IMG 0233


registrado em:
Fim do conteúdo da página