Página inicial > Últimas Notícias > Participação da Ufra no Projeto RONDON/UDESC – Operação Gilmar Gomes

Participação da Ufra no Projeto RONDON/UDESC – Operação Gilmar Gomes

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 13h10

Por Eunice Pacheco

Durante o XLV Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das IES Públicas do Brasil, realizado na Universidade de Brasília, no período de 27 a 29 de maio de 2019, o Pró-Reitor de Extensão da UFRA, Professor Dr. Eduardo do Valle Lima, conseguiu viabilizar uma Carta Convite da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, para que 8 discentes de graduação possam participar do Projeto RONDON/UDESC – Operação Gilmar Gomes.

Trata-se de uma importante ação de extensão, que conta com a participação de IES parceiras, órgãos e entidades municipais, estaduais e federais, bem como entes privados. Ação de extensão é de Imersão Multidisciplinar, tendo como escopo a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio de troca de conhecimentos visando contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais, bem como ampliação nos acadêmicos participantes dos processos de desenvolvimento e fortalecimento de sua cidadania.

O Projeto Rondon- UDESC foi realizado no período de 10 a 20 de julho de 2019, em municípios selecionados, com a oferta de 30 oficinas e atividades complementares nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação e meio ambiente, trabalho e saúde, tecnologia e produção. Foram adotados objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ODS, como apoio se utilizou, o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, que diagnostica o grau de desenvolvimento territorial ao considerar as dimensões social, cultural, ambiental, econômica e político-institucional. Por fim utilizaram banco de dados de ordem, regional, estadual e municipal: assistência social, demografia, economia, educação, finanças públicas, gestão de risco, saúde, habitação, segurança pública e meio ambiente.

Foram selecionados oito (8) acadêmicos de graduação da Ufra, inserimos como critério inicial  que os mesmos sejam simultaneamente alunos do SENAR/FAEPA no Programa Rede E-Tec.,  dos selecionados temos 5 (cinco) discentes do Campus Capanema e 3 (três) discentes do Campus Paragominas

Para acompanhar esta ação contamos com o apoio de um Supervisor, sendo que indicamos para este papel o Professor Daniel Pereira Pinheiro, lotado no Campus de Capanema. Indicamos também o Professor Dr. Eduardo do Valle Lima, Pró-Reitor de Extensão da Ufra, como coordenador Técnico e Político da Ação.

Na parceria para a ação acontecer contamos como grande incentivador o SENAR/ FAEPA, na figura do seu presidente Carlos Xavier, que doou todas as passagens aéreas de ida e de volta (perfazendo 10 passagens); A Ufra que viabilizou ajuda de custo a todos os participantes; os Campi de Capanema e Paragominas, na figura de seus diretores, prof. Dr. Ebson Cândido e prof. Dr. César Tenório, providenciaram o translado acadêmico e intervenção nas questões acadêmicas para que não houvesse perdas aos discentes e a UDESC com toda a infraestrutura para o desenvolvimento da Ação em SC. (processo SIPAC 23084.017467/2019-20)

A Proex juntamente com a Gestão Superior da Ufra, objetiva com esta participação, replicar a Ação no Estado do Pará. No entanto, o planejamento da forma como será realizada, só acontecerá mais adiante, pois temos várias possibilidade de fazê-lo:

-No próximo ano poderemos ter mais discentes participando novamente da ação do projeto Rondon em outro estado;

-Podemos fechar parceria com a UDESC Ufra desenvolver as ações na do Projeto Rondon na Amazônia/Pará;

-Ou ainda, pode ser realizado pela própria UFRA. Por meio do conhecimento, vivenciando in loco, aprenderemos a organizar e executar esta importante ação extensionista. Com o apoio de outros parceiros, como instituições federais, estaduais e municipais e entidades particulares, replicaremos essa metodologia com as adaptações necessárias à realidade dos municípios do Estado do Pará.

Além da prestação de serviços à sociedade, pois trabalhamos em prol do desenvolvimento do Estado, temos também a possibilidade de propiciar aprendizagem aos nossos alunos, tendo a extensão seu caráter pedagógico. Sendo uma ação de grande impacto, social, político e de desenvolvimento.

Os alunos selecionados de Paragominas foram:

Luan Monteiro da Costa - Agronomia

Wayla Carolina P. de Castro - Agronomia