Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Participação da Ufra no Projeto RONDON/UDESC – Operação Gilmar Gomes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Participação da Ufra no Projeto RONDON/UDESC – Operação Gilmar Gomes

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 13h10

Por Eunice Pacheco 

        Durante o XLV Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das IES Públicas do Brasil, realizado na Universidade de Brasília, no período de 27 a 29 de maio de 2019, o Pró-Reitor de Extensão da UFRA, Professor Dr. Eduardo do Valle Lima, conseguiu viabilizar uma Carta Convite da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, para que 8 discentes de graduação possam participar do Projeto RONDON/UDESC – Operação Gilmar Gomes.

       Trata-se de uma importante ação de extensão, que conta com a participação de IES parceiras, órgãos e entidades municipais, estaduais e federais, bem como entes privados. Ação de extensão é de Imersão Multidisciplinar, tendo como escopo a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio de troca de conhecimentos visando contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais, bem como ampliação nos acadêmicos participantes dos processos de desenvolvimento e fortalecimento de sua cidadania.

        O Projeto Rondon- UDESC foi realizado no período de 10 a 20 de julho de 2019, em municípios selecionados, com a oferta de 30 oficinas e atividades complementares nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação e meio ambiente, trabalho e saúde, tecnologia e produção. Foram adotados objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ODS, como apoio se utilizou, o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, que diagnostica o grau de desenvolvimento territorial ao considerar as dimensões social, cultural, ambiental, econômica e político-institucional. Por fim utilizaram banco de dados de ordem, regional, estadual e municipal: assistência social, demografia, economia, educação, finanças públicas, gestão de risco, saúde, habitação, segurança pública e meio ambiente.

        Foram selecionados oito (8) acadêmicos de graduação da Ufra, inserimos como critério inicial  que os mesmos sejam simultaneamente alunos do SENAR/FAEPA no Programa Rede E-Tec.,  dos selecionados temos 5 (cinco) discentes do Campus Capanema e 3 (três) discentes do Campus Paragominas

         Para acompanhar esta ação contamos com o apoio de um Supervisor, sendo que indicamos para este papel o Professor Daniel Pereira Pinheiro, lotado no Campus de Capanema. Indicamos também o Professor Dr. Eduardo do Valle Lima, Pró-Reitor de Extensão da Ufra, como coordenador Técnico e Político da Ação.

            Na parceria para a ação acontecer contamos como grande incentivador o SENAR/ FAEPA, na figura do seu presidente Carlos Xavier, que doou todas as passagens aéreas de ida e de volta (perfazendo 10 passagens); A Ufra que viabilizou ajuda de custo a todos os participantes; os Campi de Capanema e Paragominas, na figura de seus diretores, prof. Dr. Ebson Cândido e prof. Dr. César Tenório, providenciaram o translado acadêmico e intervenção nas questões acadêmicas para que não houvesse perdas aos discentes e a UDESC com toda a infraestrutura para o desenvolvimento da Ação em SC. (processo SIPAC 23084.017467/2019-20)

        A Proex juntamente com a Gestão Superior da Ufra, objetiva com esta participação, replicar a Ação no Estado do Pará. No entanto, o planejamento da forma como será realizada, só acontecerá mais adiante, pois temos várias possibilidade de fazê-lo:

-No próximo ano poderemos ter mais discentes participando novamente da ação do projeto Rondon em outro estado;

-Podemos fechar parceria com a UDESC Ufra desenvolver as ações na do Projeto Rondon na Amazônia/Pará;

-Ou ainda, pode ser realizado pela própria UFRA. Por meio do conhecimento, vivenciando in loco, aprenderemos a organizar e executar esta importante ação extensionista. Com o apoio de outros parceiros, como instituições federais, estaduais e municipais e entidades particulares, replicaremos essa metodologia com as adaptações necessárias à realidade dos municípios do Estado do Pará.

       Além da prestação de serviços à sociedade, pois trabalhamos em prol do desenvolvimento do Estado, temos também a possibilidade de propiciar aprendizagem aos nossos alunos, tendo a extensão seu caráter pedagógico. Sendo uma ação de grande impacto, social, político e de desenvolvimento.

        Os alunos selecionados de Paragominas foram:

Luan Monteiro da Costa - Agronomia

Wayla Carolina P. de Castro - Agronomia

Rita de Cássia Silva Cunha - Agronomia

WhatsApp Image 2019 08 05 at 19.11.41

 

WhatsApp Image 2019 08 05 at 19.11.38

WhatsApp Image 2019 08 05 at 19.11.40

WhatsApp Image 2019 08 05 at 19.11.42

Para saber mais:

http://sistemafaepa.com.br/blog/alunos-da-rede-e-tec-brasil-senar-e-da-ufra-visitam-a-faepa/

registrado em:
Fim do conteúdo da página