Assistência Estudantil - PNAES

Plano Nacional de Assistência Estudantil- PNAES

Descrição do Serviço: concessão de auxílio financeiro através do Programa Nacional de Assistência Estudantil- PNAES à discentes de graduação devidamente matriculado.

Público: Discentes de graduação da UFRA.

Base legal: Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.

Como requerer: Submeter-se ao processo seletivo, regido por edital e lançado periodicamente. Todos os trâmites vêm regulamentados em Edital, elaborado e divulgado pela PROAES. Este auxílio é destinado, prioritariamente, a alunos em vulnerabilidade socioeconômica, em consonância com as diretrizes do PNAES, instituído e regulamentado pelo Decreto n°7.234/2010.

Tipos de Auxílios disponibilizados no Programa:

• Moradia Estudantil

Trata-se de um auxílio financeiro mensal no valor de R$ 400,00 destinado a custear parte dos gastos com moradia dos estudantes oriundos do interior ou de outros estados, que residam longe da família e que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

• Transporte

Trata-se de um auxílio financeiro no valor de R$ 120,00 que visa contribuir com parte das despesas de deslocamento do estudante, considerando as atividades acadêmicas regulares.

• Alimentação

Destina-se a auxiliar estudantes que não dispõem de condições econômicas para custeio de alimentação, total ou parcial, durante o tempo de permanência nas aulas e/ou atividades acadêmicas, especificamente aqueles que não são beneficiados com o funcionamento do Restaurante Universitário — RU; O benefício é destinado a discentes dos Campi de Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas, Tomé-Açu e para alunos dos cursos noturnos (campus Belém), valor de R$ 200,00 cada, para estudantes que cumpriram todos os requisitos do edital.

• Creche

Trata-se de um auxílio financeiro mensal no valor de R$ 300,00 que tem por objetivo custear parte das despesas dos alunos em situação de vulnerabilidade social, no cuidado de seus dependentes em idade pré-escolar (até 6 anos incompletos). Este benefício é destinado a estudantes que tenham filhos sob sua tutela legal.

• Pedagógico

Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00, destinado a custear parte das despesas dos alunos, com material pedagógico indispensável ao processo de ensino-aprendizagem.

==================================================================================================================================

Edital Nº 08/2020que regula o processo de seleção para concessão de Auxílio Alimentação e Subsídio Restaurante Universitário.

Resultado da Homologação das Inscrições no Edital nº.08/2020

15.12.2020EDITAL Nº 08/2020 – PNAES/PROAES/UFRA-AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO E SUBSÍDIO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

22.12.2020 - Guia de Inscrição Ilustrado - Edital n° 08/2020

23.12.2020-EDITAL N° 08/2020- PNAES/PROAES/UFRA-AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO E SUBSÍDIO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO- Formatação no item 15- Do Cronograma e Anexo XIII e Anexo XIV.

23.12.2020- RETIFICAÇÃO DO ITEM 3.1. 3, Parágrafo 3º e  INCLUSÃO DO ANEXO XV - DECLARAÇÃO DE DISPENSA DE DOCUMENTAÇÃO.

22.03.2021 - Retificação do resultado de interposição de recursos - Edital n° 08/2020

22.03.2021 - Resultado preliminar auxílio alimentação - Edital n° 08/2020

25.03.2021 - Resultado Final - Edital de alimentação - Campus Paragominas - Edital nº 08/2020

Link do Site da PROAES:

Edital Final 02/2020